O tema do primeiro post sobre organização tem a ver com o que passei mais cedo: eu simplesmente não encontrei o outro pé do sapato que eu queria usar! Isso NUNCA aconteceu comigo antes e fiquei extremamente irritada, frustrada e outros adjetivos rancorosos, hehe!
Quem acompanha o blog sabe que estou esvaziando meu armário, para torná-lo funcional. Eu tenho muita roupa, pouco espaço e nenhuma praticidade. Como estou sem poder investir em um novo guarda-roupa, preciso buscar outra solução que permita com que eu me arrume pela manhã sem ficar que nem doida procurando por alguma peça perdida.
O episódio do sapato de hoje me deixou muito chateada. Não que eu seja a pessoa mais organizada do mundo, não sou, mas também não sou bagunceira, detesto coisas zoneadas demais. Mas a verdade é que meu dia a dia é tão corrido, que acabo muitas vezes fazendo amontoados pelo quarto, para facilitar, e depois arrumo tudo de novo. Ou seja: eu arrumo meu armário toda semana, olhem só que coisa mais sem propósito! Foi aí que eu li a diferença entre arrumar e organizar.
Arrumar e organizar
Organizar é diferente de arrumar. Quando arrumamos, apenas nos preocupamos com a parte estética, para deixar tudo no lugar e mais bonito. Quando organizamos, deixamos tudo mais prático, com espaços bem aproveitados e com uma boa visualização de cada item.
Então, eu preciso primeiro:
– Arranjar um espaço/móvel para dispor meus sapatos. Uma prateleira, uma sapateira, qualquer coisa, para tirá-los de dentro do meu armário. (eu já tenho uma, mas não cabem todos meus sapatos, obviamente, rs)
– Dispo-los de uma forma que eu consiga identificá-los e que fiquem organizados. Hoje uma parte fica amontoada em cima da outra dentro da parte de baixo do armário e outra parte numa sapateira minúscula.
O que eu já faço:
– Estou fazendo uma limpa, jogando fora os estragados ou surrados e doando/vendendo os que eu não quero mais
– Separá-los por cores ou por frequência de uso: os que eu uso mais, ficam mais à mão do que os de festa.
– Mantê-los sempre limpos: eu já evito guardá-los com a sola suja, sempre limpo antes de devolvê-los ao armário. E antes de guardar também deixo o sapato arejando por algumas horas.
– Também já guardo minhas botas com um pedaço de papelão dentro do cano para manter a forma delas e evitar amassados 🙂
O blog Assim eu gosto deu outras dicas de organização de sapatos:
“- As sapateiras devem ficar na parte inferior dos armários ou closets, ou numa parte só para eles, mas sempre distante das roupas.
– Organize os sapatos de acordo com a cor e o uso. Em sapateiras cuja profundidade só abriga um sapato ou nas corrediças, guarde-os com o bico pra frente, mas se tiver pouco espaço, otimize-o colocando um pé de frente e o outro pra trás, encaixando-os. Em sapateiras profundas e sem corrediça, coloque cada sapato em frente ao seu par. Isso facilita a visualização de todos os sapatos que você tem, não correndo risco de deixar um par esquecido no fundo do armário. Nunca coloque um sapato em cima do outro, para não estragá-los.
– Caso prefira guardá-los em caixas, opte pelas que possuem visor ou coloque uma etiqueta, para que possa identificá-lo rapidamente. Já os saquinhos devem ser de TNT e com visor, para permitir a visualização e a respiração.”
Eu confesso que não uso os saquinhos em todos os sapatos, no meu caso não facilita muito, acabo não visualizando o sapato que eu quero, mesmo com o visor 🙁
Selecionei algumas imagens inspiradoras de tipos de organização de sapatos:
Essas caixas organizadoras eu já vi pra vender em lojas de 1,99, mas custam em média 15 reais cada. Os saquinhos de TNT também vendem nessas lojas, assim como na Casa e Vídeo, Multicoisas, etc.
Update: A Ana Turetta deu uma dica boa para organizar sapatos em casas com pouco espaço (oi, eu!):
“- deixar na sapateira do guarda roupas aqueles que uso com frequencia;
– comprar aquelas caixas de plástico enormes e guardar os sapatos em sacos de TNT. Fotografei cada sapato e depois fiz uma montagem dos sapatos que estão em cada caixa e colei na frente de cada uma. Ou seja, é uma arquivo de sapatos que fica na área de serviço e ocupa bem menos espaço.”
Eu quero realmente deixar tudo organizado, além de facilitar minha vida, vai fazer meus sapatos durarem mais. Acho que até na hora da pressa, quando se tem um método, dificilmente a bagunça se instaura novamente. Claro que são imagens apenas para inspirar, quem tiver imagens de ordem prática, e quem quiser compartilhar mais alguma dica, é só falar! Vou fazer um post só com as dicas de vocês e sobre onde encontrar organizadores de sapatos!
Deixe um comentário