Há alguns anos eu reclamo aqui no blog que preciso ficar mais organizada, não digo somente organizar meu armário e está tudo lindo, mas em todos os aspectos da minha vida. Têm vários posts aqui em que eu falo de viver sem desejar tantas coisas e efetivamente ter menos coisas.
Já comentei inclusive aqui com vocês como eu quase colapsei em 2016: ansiedade altíssima, dificuldade de criação, permanentemente cansada, virando noites sem conseguir produzir o suficiente, pegando todos os trabalhos e projetos que surgiam, não conseguia ter tempo pra delegar nada. Fiquei mal de saúde, tive pneumonia, fiquei meses sentindo prostração.
Prólogo
Durante mais de uma década em que atuei como designer gráfico, eu acreditei que a única forma de conseguir me estabelecer no mercado de trabalho e conseguir ter as minhas coisas era me matando de trabalhar.
Infelizmente a maioria dos escritórios pregava que você precisava dar todo seu sangue por eles. Eu almoçava às 18h, virava noites nas agências, refazia mil vezes uma arte, trabalhava feriados e finais de semana, sofria assédio moral, não tinha carteira assinada.
Hoje
Não tem boca pra se beijar
Não tem alma pra se lavar
Não tem vida pra se viver
Mas tem dinheiro pra se contar
De terno e gravata, teu pai agradar
Levar tua filha pro mundo perder
É o céu da boca do inferno esperando você
Esquiva da Esgrima, Criolo
Depois de anos, estou conseguindo viver como consultora e com o blog, trabalhando de casa. E home office, meus amigos, é um convite para o caos, seja de horários, acordando tarde e compensando virando madrugada, seja de foco, deixando de responder um email pra ir lavar roupa rapidinho.
Por que eu estou contando tudo isso, se o tema é organização? Bom, primeiro porque a maioria desses lugares era uma bagunça generalizada, de todas as partes, que funcionava como efeito cascata. Dos clientes, que eram desorganizados e passavam tudo em cima da hora, dos chefes, que aceitavam os prazos loucos e exploravam seus funcionários, da gente, que não conseguia estabelecer uma ordem pra nada daquilo.
Eu fiquei com esse ranço de muito trabalho = preciso estar ocupada o tempo todo = não dá tempo de me organizar e planejar.
Decidi abraçar a organização de vida
Mas fato é que esse ano eu dei um basta a essa vida, parei de sentir pena de mim e parti pra ação. Então eu aprendi algo muito importante: pedir ajuda. Buscar a mão de quem poderia me guiar nesse processo. E essa guia está sendo minha amiga Thais Godinho, profissional referência do método GTD, autora do Vida Organizada.
Eu praticamente vomitei pra ela todo o meu desespero e angústia: caixa de entrada com emails sem resposta, minha inabilidade de concretizar um planejamento pro blog, o constante esquecimento com as coisas, além da sensação de nunca estar caminhando com mil coisas pra fazer, o que estava me deixando estressada e com insônias constantes. Eu estava sempre reclamando de cansaço e passava hora sentada sem conseguir me concentrar em nada, nem em escrever uma linha. Tudo era prioridade, mas nada era prioridade e acreditava que precisaria de um dia com 40h.
Foi quando eu perguntei: “Thais, você também fica desesperada com tanta coisa?” e ela deu a resposta que foi um tapa com luva de pelica em mim “Não.”. Praticamente um Buda!
Mas desde que comecei a fazer o coaching de organização de vida com ela desde o início do ano e só nesse tempinho já observei mudanças significativas na minha rotina e no meu semblante.
como é o processo
Nossos encontros são semanais durante 1h via skype e a Thais começa entendendo mais sobre nossa rotina e hábitos. Eu fiquei sem saber como seria, mas o processo todo é bem objetivo e você ai internalizando aquilo sem perceber.
O processo de coaching funciona identificando seus valores, sua missão pessoal, seus talentos, de modo que, com isso, ela consiga mapear o que faz sentido na vida de cada um – o equilíbrio das diversas áreas da vida, os projetos mais coerentes, até a organização da rotina como um todo, para que você consiga trazer significado ao seu dia a dia. As sessões podem levar meses ou encontros pontuais, e todas são personalizadas para cada objetivo.
Antes de tudo eu aprendi a usar de forma mais objetiva o Google Agenda, colocando ali só os compromissos com horário – e, olha que genial, a incluir o tempo do trajeto de ida e volta e o tempo que levo me arrumando, pra evitar atrasos e que eu marcasse compromissos muito próximos.
Ela olhou junto comigo toda a bagunça do meu Gmail e me ajudou a categorizá-lo de maneira que eu saiba quais mensagens aguardam ações, quais estou esperando um retorno e o que pode ser arquivado. Só isso já deu um alívio imediato e o mais importante é processá-lo diariamente para evitar emails acumulados!
O mais incrível foi aprender a tirar as ideias, tarefas e projetos da cabeça e a colocá-los no Todoist. A mente ficou infinitamente mais leve, não preciso mais ter que lembrar de fazer tanta coisa, está tudo ali, basta fazer a revisão diária e estabelecer prazos e prioridades para a conclusão das tarefas.
Tenho usado um caderninho onde colo em cada dia da semana post its com o planejamento o conteúdo para blog e para as redes daquele dia. Chega dessa história de inventar conteúdo no dia que ele vai ao ar!
Estabelecemos um dia agora só pra planejamento e outro apenas para escrever o conteúdo do blog e deixar tudo programado.
O retorno na minha vida
Ainda estamos no processo, eu ainda tenho muito o que melhorar. No início foi bem difícil começar a deixar tudo planejado, eu ainda escorrego na bagunça (sou muito distraída), mas tenho melhorado e superado os antigos hábitos a cada semana!
O próximo passo é melhorar o processamento das tarefas diárias e conseguir estabelecer projetos a médio prazo, planejar por trimestre, essas coisas. Listei mais algumas boas mudanças que percebi nesse período:
– Voltei a dormir melhor e a escrever com prazer pro blog. Agora eu sei exatamente o que devo fazer, sem precisar correr pra inventar conteúdo de última hora.
– Passei a não ficar ansiosa, porque agora sei dizer não. Recusar projetos pode desagradar alguém, mas uma coisa é fato: não vão roubar nunca mais a minha paz. O convívio com meus amigos. A pizza do final do dia regada a muita cerveja.
– Identifico melhor o que pode ficar pra depois e o que é realmente prioridade. Antes eu jogava tudo pra cima e o que caísse primeiro era o que eu pegava.
– Estou delegando mais as postagens no blog, nas redes sociais e nos projetos de consultoria.
– A mente tem ficado livre pra criar, estou aprendendo a valorizar mais os momentos de ócio.
– No último workshop fui dormir tranquila porque eu fiz um checklist e deixei já tudo separado pro dia seguinte.
Como saber mais?
Aqui nesse link a Thais explica todo o processo de Coaching e dá pra deixar seu nome e email para que ela entre em contato assim que a agenda vagar. Ela vai se submeter a uma cirurgia em breve, então quem tiver interesse tem que ter um pouco de paciência pra aguardar seu retorno. 🙂
http://vidaorganizada.com/consultoria/coaching-pessoal/
Mas o seu blog tem milhares de links super hiper úteis para quem quer mergulhar nos benefícios da organização! Na última semana eu destaco esses posts que parece que foram escritos pra mim, hahahaha:
Caos não depende do quão ocupada você está
Em que fuso horário você está?
Para finalizar:
Preciso dizer que o que eu mais tenho notado no stories/snaps são profissionais romantizando o excesso de trabalho. Toda hora exibindo suas agendas ocupadíssimas, com mil clientes, como suas vidas são corridas e como são pessoas muito requisitadas inclusive pelos seus seguidores, com dezenas de emails não lidos. Gente, isso só aumenta a frustração e ansiedade!
Não se deixem levar por quem ostenta ou – na maioria das vezes – “aparenta” essa vida de sucesso profissional. Cada um tem a sua vivência, sua rede de apoio, seu tempo pras coisas. Ser bem sucedido não é ter 15 mil emails não lidos, ser conhecido nas redes sociais e nem se dizer sem tempo pra nada.
Ter menos coisas, pra ter menos gastos e entender que nada é urgente, só gente.
Thais: gratidão eterna.
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