Há quatro anos eu optei trabalhar em esquema home office em tempo integral. Pouco antes eu tinha um emprego de meio período, chegava em casa e continuava trabalhando, mas não estava feliz, queria e precisava dedicar mais tempo à nova profissão que abracei.
Trabalhar de casa não é tão simples assim. Requer disciplina (tenho pouca), organização (tentando melhorar) e paciência, já que é comum acharem que seus horários são livres só porque você está em casa tempo integral. Eu sempre odiei a rotina de sair para cumprir um horário, me sentia deslocada e estranha por não me adaptar. No começo desse esquema, eu sofri muito: me sentia deprê por não conseguir sair de dentro de casa por semanas e de não ter mais colegas de trabalho para encontrar e trocar ideia.
Ao longo dos anos eu fui acertando tudo e hoje tenho uma rotina, que inclui também sair e aproveitar o dia, encontrar amigos para um chopp, adoro fazer meu horário. Apesar de ter a sala decorada, eu não conseguia visualizar nada de criativo para o meu escritório, e trabalhar olhando pra uma parede branca, com caixas espalhadas pelo chão, não é lá muito inspirador nem muito prático.
A tristeza que era antes:
A Carol Dias, que é a designer de interiores que acompanha o blog há anos e chegou aqui por conta desse post, propôs para este espaço um serviço que ela oferece, o Vamos juntos: além de ter um valor super acessível, a Carol apresenta em 3 encontros uma ideia de projeto, uma lista de compras com o tamanho de tudo, medidas, cores e onde encontrar, além de dar uma ajuda extra na hora da decoração!
Ela me ajudou também na decor da minha sala, que já teve post recheado de fotos.
O PROJETO
Funcionou assim: ela veio, conheceu o espaço e o que eu tinha. Eu já tinha uma ideia do que queria e do que eu não gosto (por exemplo, odeio clichês e adoro geométricos), entendeu o meu estilo de vida, fotografou tudo e depois me mandou um questionário para eu responder e guiá-la no processo, além de um exercício de referências visuais.
Eu queria aproveitar o máximo de elementos, e a sorte é que a Carol adorou os elementos desse quarto, como a estante de madeira, a cadeira que ganhei de um site de móveis, o pôster de uma exposição e a mesinha lateral que foi da minha avó.
Como o quarto onde trabalho é integrado à sala e é pequeno, eu não queria entulhar de coisas, pretendia aproveitar o máximo de objetos que eu já tinha para não gastar muito.
Quando a Carol apresentou o projeto, eu quase morri de alegria! Achei elegante e com uma cara de escritório que fica em casa! Gostei também da sobriedade, já que a minha sala é beeeem colorida e eu não queria ter minha atenção dispersada com muitas cores. ADOREI de cara!
Antigamente eu trabalhava virada para a parede e achei certeira a sugestão da Carol de deslocar a mesa para perto da janela, aproveitando a ótima vista lateral que eu tenho. Gostei de ver também que deu para aproveitar vários objetos, deixando o projeto bem mais em conta!
As prateleiras serviriam como apoio para meus gatinhos subirem e apreciarem a vista comigo. 🙂 Mas como eles se viraram e sobem sem ajuda de nada, pela mesa, não instalamos elas, nem as frases.
Agora eu vou mostrar o resultado final e contar na sequência como foi o processo. Aí está, o ambiente prontooooooooooooooooooooo! 😀
Não ficou lindo meu escritório? Eu nem acreditei que deu até pra aproveitar a mesinha da vovó!! <3
O pôster que ganhei numa exposição de fotos do Karl Lagerfeld em SP e emoldurei baratinho numa vidraçaria na Glória <3
Feliz da vida porque agora eu realmente me sinto numa estação de trabalho, mas sem perder o ar aconchegante de uma casinha <3 Fez muita, mas muita diferença trabalhar próxima à janela, podendo contemplar a vista, o céu. Deu um salto de bem estar e leveza que se refletem hoje na minha escrita.
o processo
Com a lista detalhada em mãos, iniciei pela pintura. Eu queria algo diferente para o quarto, mas não conseguia pensar num elemento, por isso achei genial o movimento que o desenho geométrico traria.
A cadeira que eu uso estava toda grudenta de algo que foi passado nela, e eu queria jogá-la fora. Até a sua revitalização com tira grude foi uma dica preciosa da Carol! Depois troquei a mesa pesada e antiga por um cavalete com tampo de vidro para trazer mais leveza pro espaço.
Mandei emoldurar os pôsteres que eu já tinha, mandei fazer a persiana (o item mais caro, junto com a mesa!), mudamos os objetos de lugar e, por último, os objetos decorativos que faltavam, como os hangers, as plantas e alguns acessórios. Foi bem fácil procurar por eles com a lista em mãos e com a orientação e suporte da Carol.
A mão de obra ficou por nossa conta, seguindo as orientações da Carol, que veio para finalizar a decoração.
DETALHES DA DECORAÇÃO
Mesmo depois de tudo, eu ainda sentia falta de algo para distribuir mais os livros e deixar a estante livre para decorar, só que eu não queria gastar muito mais. Aí vi numa loja umas estantes feitas com caixote de feira, esses de plástico coloridos. Mostrei a ideia pra Carol e ela sugeriu que eles fossem pregadas na parede, fazendo as vezes de prateleiras:
Compramos os caixotes na CADEG, cada um custou R$25 reais, meu marido fez quatro furos na parede para afixá-los e pronto. Foi uma alternativa super em conta, que desafogou a estante que troquei por pontos na Meu Móvel de Madeira (ou seja, só custou o frete), não ocuparam espaço e ainda por cima fizeram um link ótimo com a cor da parede!
A Carol quem deu os detalhes decorativos nos livros, fez uma super diferença colocar uma parte deitada e outra em pé, criou um movimento bacana pro visual da estante. Na parte de baixo, outro caixote, mas esse pra guardar meu material de cores e esconder a bagunça nele.
Esse vaso de vidro era de loja de 1,99, estava sub aproveitado há anos; nunca imaginei que renderia um ótimo vasinho de planta!
Voltando pra estação de trabalho, a luminária e a mesa são da Tok & Stok, o vasinho eu já tinha e aproveitamos uma tampinha de embalagem pra guardar miudezas como pen drive e post its.
Os hangers também ficaram perfeitos: pendurar as plantas foi uma ótima solução para deixar a área livre e ainda ficou tudo mais charmoso. Encomendei os meus no Faia Estúdio (que veio com uma cartinha linda, ela era leitora antiga do blog!) e as plantas eu comprei numa chácara na Muda (Rua Conde de Bonfim, 910), perfeitas para ambientes fechados pois precisam ser regadas só duas vezes na semana.
Como eu gosto de uma cervejinha, usamos uma das garrafas para animar mais ainda o decor, assim como os outros badulaques que eu já tinha, os porta lápis e etc:
Não é impossível ter alguém ajudando, nem precisa gastar muito. Eu já tinha objetos bacanas, mas não fazia ideia de como colocá-los no espaço. Eu jamais imaginaria a mesa perto da janela, por exemplo! Meu home office é a prova que é possível termos ambientes com a nossa cara, sem seguir modismos, sem gastar muito, adaptando o que temos e que nada disso é fora das nossas possibilidades.
Tem feito uma super diferença para os meus dias trabalhar aqui. <3
Para conhecer mais projetos e os serviços da Carol, entre no site dela 🙂
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