Ontem encontrei uma amiga que não via há algum tempo e ficamos conversando sobre nossas profissões, novos rumos, essas coisas. Ela assumiu um cargo de chefia na editoria de um site de beleza, mas me confidenciou uma questão: por ser bem mignon e uma carinha de mais nova – apesar dos seus quase 30 anos – ela percebe alguns olhares mais duvidosos vindos das estagiárias. Ela sente que precisa dar um upgrade nos seus looks de trabalho para parecer a idade que tem e, principalmente, reforçar a sua estrada profissional.
Como somos da mesma área, humanas, já tive o mesmo problema que ela: podemos trabalhar vestidas com total liberdade, sem essa de dresscode rígido, cores neutras, terninho, nada disso. O problema é que a gente sai da faculdade viciadas naquele básico jeans+camiseta e muitas vezes não percebemos que a vida profissional pode exigir algo além disso.
Mas ela levantou outra questão: como dar esse upgrade sem grana? E nem digo só que os salários andam ruins, galera, mas se manter aqui no Rio é dureza, viu. Sei bem disso porque banco tudo sozinha junto com meu marido e muitas vezes a corda fica no pescoço – eita cidade cara! O foco da minha amiga é a sua casa, ela acabou de se mudar e precisa acertar várias coisas.
Fiquei matutando sobre essas questões e pensei em fazer um post especial “tirando leite de pedra”. Porque é muito fácil falar pra pessoa investir em roupas com aspecto mais profissa e não ter um puto pra sequer sonhar com isso. Fiquei imaginando alguém também recém-saído da faculdade, com suas roupas mais básicas, e tendo que adaptá-las com sacrifício a um novo ambiente de trabalho.
Como eu poderia dar dicas para quem não tem grana ou não está podendo gastar mas precisa de uma direção no seu guarda-roupa para o emprego? Propus esse desafio para ajudar minha amiga e penso que ele pode render até mais de um dia.
Primeiro, um look simples, com algumas das peças mais em conta do meu armário, todas garimpadas em remarcações na C&A:
Blusa C&A – 15,90
Calça Isabella Giobbi para C&A – 59,90
Sapatilha Via Mia – 56,00
Bolsa Aremo que ganhei da marca mas custava cento e poucos
Óculos que ganhei da vizinha Solangefotos: Isabella Mello
Antes de tudo, é preciso ter paciência. Ninguém que tenha contas pra pagar acaba montando um guarda-roupa completo do dia pra noite: é um processo de médio a longo prazo. Envolve pesquisa, gasta-se muita sola de sapato, tempo com pesquisas na internet…pra ninguém sair comprando a primeira coisa que vê, que pode ser mais cara ou não ser o que você precisa. A gente trabalha, guarda um pouquinho, parcela e compra uma peça; espera terminar de pagar, percebe as possibilidades e investe em outra. É assim mesmo, de grão em grão, mas que tem um retorno maravilhoso em algum tempo.
Vou pontuar algumas ideias que tive para escolher o look-base e as suas variações:
Substitua a calça jeans – Ou escolha um jeans de lavagem escura, que é menos informal. Peguei uma com aspecto encerado, que também dá um toque interessante no look, mas vale calça de tecido, até umas coloridas, com tons mais neutros como bordô e verde-musgo. O negócio é sair do visual jeans-rasgado-largo-tô-na-faculdade.
Blazer, a peça mais incrível do mundo – Como está um calor do cão, a demonstração foi com esse blazer de linho e algodão, hahaha, mas coloquei outra imagem com blazer preto. Na Renner, Zara ou C&A é possível encontrar blazers remarcados com bons preços! Tenho um da Mango garimpado em brechó, olha que alternativa maravilhosa – assim como liquidações, bazares e pontas de estoque. C&A e Renner são imbatíveis nesse quesito: até por 59 reais eu já vi. Perceba o caimento e o corte dele, se gostar, vai na fé: blazers são tipo a salvação da lavoura, na minha opinião. Em 5 nanosegundos a gente deixa uma produção básica mais elegante quando veste um. Vale a pena ser a primeira peça a se investir!
Olha só já a diferença que deu:
Blazer C&A – 89,90
Repararam que dobrei a calça e puxei as mangas? Isso faz a maior diferença no resultado final. 🙂
Mais uma ideia já mostrada aqui no blog, mas com t-shirt e um blazer preto:
Acessórios – Peguei essa blusa porque acho que listras são sempre uma boa opção: versáteis e clássicas. A primeira ideia é mostrar que pequenos detalhes podem incrementar o básico. Acessorize a produção! Vale garimpar colares, brincos e anéis remarcados nas lojas de departamento, em feirinhas livres, no Ebay ou Aliexpress, em lojas que estejam liquidando e, principalmente, fuçando o armário da mãe e da avó. Perceba se a bijuteria é bem feita, isso faz diferença no conjunto final. Acessórios são beeeem mais em conta que roupas! E quando sobrar uma graninha, garimpar sapatos e bolsas de qualidade também é uma boa.
Não acho que precisamos subir no salto para pareceremos mais profissionais, mas para quem curte, fica a ideia. Acho que uma sapatilha de bico mais fino e metalizada resolve a questão. 😉
Colar Renner – 59,90
Scarpin Santa Lolla para C&A – 39,90
O legal seria posteriormente trocar peças de malha pelas de tecido plano, mais estruturadas, como algodão e linho, que super deixam os looks com uma cara de pessoa mais “madura”, além do visual mais elegante. Essa saia foi garimpada em uma liquida de 70% de desconto:
Saia maria bonita extra – 100,00 + ou –
Anel Lita Raies que ganhei da marca
Camisas! – E aí a outra opção é investir em camisas! Adoro mesclá-las com jeans e ficam bem com tudo. Aprendi a amar camisas porque fico arrumada em segundos sem muito esforço e não precisa necessariamente ser um modelo careta ou de cor neutra! E também me deixa com um ar mais sério, menos descontraído. Sempre coordeno com colares mais poderosos, mas vale também anel, brincos, pulseiras…lojas de departamento tem uma boa variedade e vale ficar de olho em brechós, brechós virtuais e bazares!
Camisa Maria Filó para C&A – 79,90
Colar Renner – 59,90
Por fim, o diabo mora nos detalhes: cabelo com corte em dia, unhas bem feitas, um batom vermelho, gente! Batom faz uma super diferença no final, acessório mais amado que existe!
Ninguém precisa ter várias bolsas ou blazers: com peças de cores neutras a gente versatiliza somente a base e fazem nosso dinheiro render mais e mais! 😀
Espero que eu tenha conseguido ser bem didática, hahaha, no meu objetivo de mostrar como podemos adequar mais nossos looks às nossas posturas profissionais e que ajude algumas mulheres a perceberem que não precisamos de muito pra isso. Basta olhar com carinho para o que temos e focarmos em investimentos certeiros! 🙂
Deixe um comentário