No mês passado eu fui a Itaperuna, cidade do noroeste fluminense, para participar de um bate papo sobre consumo consciente num evento super bacana da cidade. Entre as marcas e projetos que estavam em exposição, eu conheci o trabalho da Associação de bordadeiras de Itaperuna – Bordando o Futuro.
Bordando o Futuro é “uma ação que proporciona a inclusão social através do bordado. Resgatando o trabalho manual tradicional de gerações anteriores da cidade, a ação fornece instrução aos que não conhecem o ofício, intermediando sua atuação com a indústria têxtil que floresce em Itaperuna. Além de integrar várias gerações através do trabalho artístico, a ação proporciona renda aos participantes, de 9 a 80 anos”.
Conversei com Maria Alice de Oliveira, a de laranja aí da foto, que é coordenadora do projeto. Que mulher mais altiva, inteligente e maravilhosa! Eu tenho reclamado de cansaço ultimamente, mas fiquei com vergonha de mim ao ouvir tudo que essa senhora de quase 80 anos faz, todos os dias e da sua história de superação. Não é fácil bancar seus ideais sem patrocínio direto, tendo que manter um espaço digno para atender mais de 150 artesãs, contribuindo para o resgate da autoestima dessas mulheres.
O projeto ensina mulheres de baixa renda que não podem se ausentar de casa por conta de afazeres domésticos, por cuidarem de pessoas que necessitam de atenção e cuidados, que precisam ocupar suas horas ociosas com um ofício. No projeto, elas aprendem o bordado – que já foi tradição na região e se perdeu com o tempo – e capacita as alunas a aprenderem a mexer em máquinas, a atenderem projetos sob demanda se quiserem, a verem sua arte ser vendida para poder contribuir para que outras mulheres tenham a mesma oportunidade.
Ao vivo é impressionante ver o que elas fazem com tão poucos recursos <3 É emocionante perceber a força dessas mulheres para empoderarem outras manas e mostrarem que é possível todo mundo construir seu futuro a partir de sobras e retalhos.
O Bordando ainda tem a preocupação de reciclar resíduos têxteis de confecções locais, evitando desperdício e descarte desses materiais para desenvolver bolsas, almofadas, jogos americanos, porta níqueis, malas de viagem, necessaires, etc.
Eu recebi das responsáveis do projeto essa bolsa tiracolo, que eu já saí usando feliz e contente – estava precisando de uma bolsa levinha assim pro dia a dia e ela foi perfeita pra esses momentos. 🙂
Essa bolsa custava 32 reais, necessaire a 15 reais e as malas de viagem maiores saíam a 80 reais.
Quem quiser encomendar a sua bolsa ou qualquer outro item com essas maravilhosas, anota aí o contato delas!
Ponto de cultura – Bordando o futuro
Rua Marechal Duque de Caxias, 11, Itaperuna/RJ
Tel (22) 3822-7569
bordandoofuturo@gmail.com(Elas não usam redes sociais, mas podem mandar email que elas respondem!)
Aqui tem o video dessas lindonas contando mais:
Deixe um comentário