Uma coisa que aprendi com o passar dos anos e o avançar da idade (dramática! hahaha) foi que não adianta na-da vestir as tendências do momento se a pele do rosto não recebe o cuidado necessário.
Eu cuido super bem da minha pele há anos, sempre vou ao dermatologista, não fico um dia sem passar protetor solar no rosto e colo para evitar aumento dos meus melasmas (manchinhas) e retardar envelhecimento precoce. Só que nunca fiquei muito satisfeita com as opções de protetor solar que dessem conta da minha pele super-mega-hiper oleosa, que insistia em derreter a maquiagem ou denunciar aquele brilho irritante ao longo dos dias quentes do Rio de Janeiro, hehe. As opções eram quase sempre gordurosas demais, com cheiro forte e que me deixavam com a sensação de pele pingando óleo o dia todo. 🙁
Testei vários nacionais, até que recebi pra testar há meses um protetor que foi especialmente desenvolvido para peles como a minha – que é a pele da maioria das brasileiras – o Anthelios Airlicium FPS30, da La Roche-Posay. Eu já usava ele diariamente quando a La Roche me chamou pra escrever esse post contando a experiência 🙂
Sim, o nome gringo em francês já nos deixa pensando nas cifras a desembolsar. Não dá pra ser zura (ou mão de vaca, ou canguinha, ou ter escorpião no bolso) com proteção solar, e já adianto que ele tem um preço bem acessível, com ótimo custo x benefício para o produto de qualidade que é: R$69,90 que não é feitiçaria, é tecnologia!
A história desse ativo é impressionante: os laboratórios La Roche-Posay encontraram na ciência espacial o ativo Airlicium, capaz de prolongar o controle da oleosidade e umidade da pele, proporcionando uma sensação de pele limpa por 9 horas. Desenvolvido inicialmente para capturar poeira interestelar em operações espaciais (!!!!!), é composto por micropartículas matificantes, encapsuladas em 99% de ar e controla dinamicamente o brilho toda vez que a pele produz oleosidade ou umidade.
Trocando em miúdos:
É a primeira alta proteção solar com eficácia de pele limpa, sem brilho e sem toque engordurado, oil free, sem parabenos, resistente à água e ainda possui água termal de La Roche-Posay.
Ele não tem cheiro forte de protetor solar, tem textura leve que não é oleosa e nem esfarela, e meu rosto também não ficou esbranquiçado. Gostei principalmente por ser levinho: assim que espalhei na pele, ela já absorveu o produto, além de ter sido bem fácil de passar. Fiquei com o rosto bem sequinho, nem parecia que eu tinha aplicado protetor!
Agora, olha que maneiro:
Como iniciativa na educação e na conscientização da população em relação ao comportamento seguro no sol, a empresa trouxe pro Brasil a tecnologia do Meu UV Patch, um adesivo conectável inteligente que detecta o índice de radiação ultravioleta a que você está exposto através do app, de acordo com os períodos do dia. Ele contém corantes fotoativos que levam em consideração o tom de pele e mudam de cor para indicar diferentes níveis de exposição ao sol.
A ideia é que você coloque o adesivo numa área exposta ao sol, de preferência mãos ou braços, tem que baixar o app – tem pra Android e IOS – preencha as informações sobre sua pele e, durante o dia, vá coletando as alterações e infos para cada horário e tipo de exposição.
Eu fiquei três dias (dura até 5 dias!) com o meu para ver na prática o efeito do sol na minha pele com e sem proteção. Ele é maleável e não incomoda em nada, nem parece que estou com algo grudado. Quando eu saí, passei o protetor no rosto e na parte de cima da mão, onde colei o meu UV Patch.
O app cria uma curva de performance e monitora se o seu nível de exposição solar está intenso ou bom, sugere que reaplique o filtro ou use alguma roupa com proteção UV. Ele manda lembrete para a monitoração do adesivo, aí você posiciona a tela pra encaixar nele para fazer a leitura – preferencialmente à luz do dia.
É um barato, porque eu sempre ficava na dúvida se a proteção estava satisfatória ou não, e não queria sofrer, assim, as consequências de queimaduras, lesões e manchas. Isso é bacana também para monitorar a proteção em crianças!
Apesar de 98% dos consumidores brasileiros saber dos riscos e que usar protetor solar é muito importante, apenas 32% destes se cuidam adequadamente. Por isso, a intenção é criar um novo hábito de cuidado e proteção com a pele, já que o diagnóstico de câncer de pele no Brasil tem aumentado demais. 🙁 E dá pra se acostumar ao uso diário sem dramas, eu sempre aplico o protetor após escovar os dentes e antes de sair pro almoço na rua.
E como faz pra ter o seu My UV Patch? O adesivo não será comercializado, mas quem comprar qualquer protetor Anthelios no e-commerce de La Roche-Posay ganhará dois, um para você e outro pra quem você ama. Entre no site da La Roche-Posay (www.larocheposaybr.com.br) e preencha a solicitação para receber o seu em casa. 🙂
Deixe um comentário