Hoje de manhã eu estava cuidando das minhas roupinhas de couro – todas compradas em brechó! -, como faço esporadicamente, e mostrei como hidrato esse material lá no stories do instagram. Fui fazer minhas coisinhas e, na volta, tomei um susto ao ver a quantidade de mensagens pedindo pra explicar mais!
Hidratação e limpeza a seco
É assim: as minhas roupas de couro (esse material oriundo da pele dos bovinos/caprinos/etc) eu hidrato, limpo e deixo arejando fora do armário de tempos em tempos. Como é pele, é um material que precisa ser hidratado para manter uma aparência bacana, senão ele resseca e craquela que nem pele da gente mesmo.
O que eu aprendi foi a hidratá-las com creme hidratante, esse creme que a gente usa no dia a dia! Só que eu prefiro um branquinho (tem colorido?) sem tanto perfume, não tenho uma marca em especial. Eu só testo por desencargo num canto, aí coloco um pouco numa toalhinha macia ou flanela e espalho sobre o couro.
Só isso! Com paninho seco mesmo, não besunto muito, e essa dica vale pra todas as peças que você tiver nesse material: sapatos, bolsas, roupas.
Aí depois eu deixo um dia todo do lado de fora, pegando um arzinho, longe do sol! Não deixe no sol suas peças em couro, senão ele resseca. :/
Para limpeza do couro, eu limpo a seco com esse produtinho chamado Limpa Couros, da UAU. Eu comprei esse no Verdemar, supermercado de Belo Horizonte, seguindo a dica das meninas da Adô Atelier.
Eu passo o produto, que é incolor, com uma flanela umedecida e limpo as partes mais sujinhas, dando uma geral na peça toda. O fabricante não recomenda o uso em camurça.
E as peças em PU?
Então, as peças em PU, que simula o couro, normalmente vendidas em fast fashion, são feitas a partir do petróleo, por isso têm uma vida útil menor: em alguns anos elas começam a esfarelar, então não tem jeito.
Como são de plástico e não de pele, elas não precisam dos mesmos cuidados, só limpo com pano úmido e sabão neutro.
Como guardar
Eu armazeno as peças em saquinhos de tecido ou TNT, que permitem a ventilação. Como eu disse lá em cima, de tempos em tempos (eu tiro a cada 6 meses) eu deixo a peça arejando do lado de fora do armário, longe do sol, se você mora numa cidade ou bairro úmidos, eu tiraria a cada 2 meses, algo assim, hehe.
Evite guardá-las em sacos plásticos, que abafam e podem ocasionar mofo – pegou fungo, é uma dificuldade para tirar.
Dicas extras:
- Estou ensaiando uma passada nessas lojas Restaura Jeans, que é uma franquia que oferece serviços como hidratação, limpeza e renovação da cor (tingimento!) de peças em couro. Se elas estiverem muito ruins, eles fazem customização!
- Já existe uma série de pesquisas para materiais alternativos que não poluam e nem causem sofrimento animal, como o Piñatex, mais natural e sustentável, produzido a partir das fibras de folhas de abacaxi, que é macio, leve, flexível, moldável, biodegradável e facilmente tingido para aplicações em sapatos, bolsas e estofados.
Tomara que a indústria abrace logo materiais como o Piñatex. Leia mais sobre o material aqui.
Deixe um comentário