Já destruí incontáveis peças de roupa. Ok, não foram tantas assim, mas já queimei blusas delicadas com ferro quente no talo. Já joguei alvejante na lavagem e manchei blusas que não poderiam ter contato com. Já deixei de molho blazer bicolor (sim, estúpida!) e ele manchou inteiro. Já deixei marca de queimado em blazer preto (fica aquele brilho na roupa, sabe? E não sai), já furei forro de vestido também com ferro de passar, já lavei o que não poderia nem chegar perto de água, queimei costura de roupas e ficou tudo torto. Um desastre doméstico.
Ao longo dos anos fui adquirindo alguma sapiência (hahaha) e tentando ser mais cuidadosa com minhas roupas. Não tem cabimento gastar grana nelas e simplesmente destruir na pressa, passando correndo, tacando alvejante sem ler a etiqueta, querendo economizar e lavando em casa ao invés de mandar pra lavanderia.
Não sou adepta de lavar toda roupa à mão até porque minha coluna não aguentaria, mas não tem jeito, cansei de passar raiva e, ao aprender a olhar as etiquetas, fui atentando à composição de cada uma e a ter mais carinho com elas. Não sou rica pra ver meu dinheiro indo pro ralo…temos que ter mais carinho e cuidado com o que é nosso e lavar corretamente para evitar também desperdícios com o meio ambiente.
Estou estudando pra caramba sobre esses processos e morrendo de vontade de fazer um curso só com técnicas para aprender a lavar de forma correta cada tecido! Enquanto isso não se concretiza, quero dividir com vocês algumas coisas que reuni pela internet ou com o que tenho aqui.
As que precisam eu tenho lavado à mão, diluindo o sabão pra roupas delicadas antes, deixo pouco tempo de molho e enxaguo – tem dado certo! Só deixo a água cair, nem esfrego se for tecido delicado 🙂
Uma grata surpresa de algumas semanas atrás foi arrumar minhas gavetas e encontrar um folder da coleção da Stella McCartney para C&A, cheio de dicas sobre como lavar e passar tecidos naturais. A coleção inteira foi de tecidos de fibras naturais: seda, algodão, linho e lã. Achei tão bacana que até instagramei:
Outras boas dicas desse folhetinho:
– As altas temperaturas dos ferros elétricos são prejudiciais aos tecidos.
– A secagem direta ao sol tende a desbotar ou descolorir as roupas.
– Os alvejantes geralmente desgastam as fibras dos tecidos
– Sempre use sabão neutro para lavar tecidos delicados (eu uso Ola)
– Dissolva bem o sabão para que não produza manchas.
E essas aqui eu peguei de uma caixinha de sabão em pó e sites:
– Lave suas roupas, principalmente as escuras, do avesso para evitar desbotamento.
– Passe suas roupas quando estiverem levemente úmidas para facilitar a tarefa.
– Lave tecidos delicados dentro de sacos protetores ou fronhas.
– “Antes da primeira lavagem, deixe o seu jeans em uma mistura de água e vinagre diluído por meia hora para manter as cores brilhantes. Tente algumas colheres de vinagre com copo de água, e aumente as doses, conforme necessário. E não se esqueça de virar o jeans pelo avesso antes de lavar!” (daqui) Nunca testei!
– O excesso de sabão em pó e amaciante pode causar efeitos devastadores em suas roupas, como ressecamento das fibras
– “Diminua o sabão em pó pela metade e acrescente em seu lugar bicarbonato de sódio. O bicarbonato de sódio atua como um reforço do sabão em pó, você no final da lavagem não vai sentir a diferença. Já o amaciante, ele pode ser substituído integralmente por vinagre branco destilado, além de amaciar as roupas ele não deixa resíduos ou cheiro de vinagre, mas caso queira adicione algumas gotas de óleo para perfumar a roupa.”(dica daqui) Essa eu também nunca testei, quero muito por em prática!
Uma coisa que mudou minha vida foi comprar um steamer. Na verdade eu troquei meus pontos do cartão de crédito por ele e foi uma das melhores coisas! Passo sem medo peças mais delicadas, por mais que eu esteja morrendo de pressa a chance de queimá-las é nula! (só queimo meus dedos, mas beleza, rs). O meu é daqueles maiores, nunca testei esses portáteis.
Não lembro onde peguei (ai!) essas dicas para entender os símbolos das etiquetas, mas estavam guardadas e achei interessante colocá-las aqui, pois estão bem completinhas. Eu normalmente ignorava esses símbolos, dava preguiça, agora já sei vários de cor! E até antes de comprar uma roupa eu observo a etiqueta e vejo se vai ser muita função pra lavar, se só lavam à seco e penso na conta da lavanderia…se eu já estou na dúvida se levo ou não, isso ajuda a decidir, ainda mais se você não gosta de ter trabalho com isso.
Desculpem não rediagramar bonitinho, mas se eu for depender do meu tempo pra isso o post não sairia nunca 🙁 Clique para ampliar!
Outro dia li uma matéria com o CEO da Levi’s em que ele pede que paremos de lavar nossos jeans. Para economizar o tecido e água, ele afirma que é possível usar apenas um pano úmido pra limpar e deixar secando. O cara disse que nunca pegou pereba por causa disso, hahahaha, e que não é nojento – isso conservaria seu jeans por mais tempo, sem que desbote.
Aliás, vale a pena ler essa entrevista, pois fala dos projetos de sustentabilidade da empresa e do slow-fashion.
Já li em alguns sites que não devemos lavar roupa com tanta frequência, pois isso realmente desgasta as fibras, mas aqui no Rio a gente sua tanto que é quase impossível, a não ser que lavemos debaixo do braço, rs! Mas acho que a grande questão é usar mais vezes suas roupas, evitar lavar só porque vestiu uma vez!
Ufa! Quem mais tem dicas pra compartilhar? É difícil seguir tudo à risca quando vivemos com pressa, tão mais simples jogar na máquina e pronto, mas estou me esforçando. 🙂
Deixe um comentário