A Vivi, curitibana leitora das antigas queridíssima e moradora de Curitiba, pediu no início do mês sugestões de looks para quem vai casar no civil. Eu fiquei muito feliz por ela, mas preocupada com o post, rs!
Explico.
Eu não casei de papel passado e nem fiz nenhuma cerimônia. Eu e Paulo casamos no coração…são 11 anos juntos e várias coisas em comum. Uma delas é que não somos muito chegados a casórios em Igreja, com pompa e circunstância. Eu sou muito estressada e ansiosa, acho que, mesmo com cerimonialista, eu não ficaria nem um pouco bem da cabeça, rs. Acho que eu infartaria pensando em tantos detalhes e, sinceramente, apesar de saber que é um momento lindo, preferi trocá-lo por uma viagem, hehe. Raspamos nossas economias e passamos 1 mês na Europa, em uma lua-de-mel só nossa e foi lindo. E foi nosso.
Claro que sempre imagino como seria meu vestido e a festa teria que ser original em vários aspectos, por isso me pego pensando na possibilidade de fazer em um futuro distante, rs, um casório bem intimista, para poucos amigos, em um cartório. Um dos arrependimentos que tenho foi não ter comprado esse vestido do Ronaldo Fraga para meu futuro-sabe-se-lá-quando-casório. É de uns 6 ou 7 anos atrás, na época custava 1.300,00, não tive obviamente grana pra comprar…mas teria sido lindo casar nele!
Achei essa foto na internet! Olhem o detalhe do vestido, tem os noivinhos costurados e é todo bordado de perolazinhas. A noiva ficou linda de Ronaldo Fraga! <3
Primeiro, eu não pago nem morta uma fortuna em um vestido de festa que vou usar 2 ou 3 vezes. Segundo, a maioria dos disponíveis não combinam com meu estilo. Por isso quando encontro algum por um excelente preço e que seja de acordo com meu gosto, eu compro, mesmo sem casamento à vista! Ano passado comprei em BH um longo lindo do Lucas Magalhães, estilista mineiro, na loja da Ana Paula Pedras, a Galerie. Estava com um preço que dava para eu pagar e definitivamente, faz muito mais o meu estilo. Já que o casamento do meu cunhado é esse ano…arrematei o vestido sem pestanejar! Rs!
Mas mesmo sem ser expert em casórios, nada que um pouco de bom gosto, bom senso e carinho não resolvam na hora de opinar, né? Fiz uma pesquisa para escrever esse post e eu espero que esteja à sua altura, Vivi! 🙂 Até porque, se tem uma coisa que eu gosto, é de ajudar as pessoas a acharem roupas que tenham a cara delas!
Casamento no civil não precisa de nenhuma formalidade no vestir. Isso na teoria, já na prática acho lindo quem dá valor para os detalhes em cada momento da vida. Por que não estar linda e radiante na companhia do seu grande amor? Eu pelo menos ia querer ficar bonitona para o meu futuro marido… <3
Não é o caso de vestir obrigatoriamente um longo nem nada super elaborado. Afinal, é uma cerimônica mais informal, terão outras pessoas estranhas a você no recinto e cartório quase sempre é na rua. Eu fui em um casamento civil de amigos que o cartório tinha uma parte especial toda decoradinha, todo mundo foi de terno e arrumado, foi lindo! A noiva estava com um vestido plissado comprido, estilo vestido grego, com um arranjo discreto na cabeça e um penteado simples, mas bonito.
Imagino que o vestido possa ter um detalhe no cinto ou um leve bordado, as costas em tule, por exemplo, ou de tecidos mais encorpados ou naturais, como algodão, linho, crepe, seda. Na verdade, dá até pra ser ousada e apostar em um macacão bem classudo, acho chique!
Sobre as cores, acho que também não precisa necessariamente ser branco. Quer vestir vermelho, rosa, azul, verde, roxo? Acho ótimo! Mas nesse caso vamos imaginar que a única cerimônia seja mesmo a civil e aí vai da noiva a opção de vestir branco, rosé, nude ou champagne e caprichar mais na produção.
Achei essas três peças da Maria Filó a síntese do que escrevi. Todas poderão ser aproveitados depois sem problemas, não é o tipo de roupa que a gente compra para uma ocasião e depois fica lá, esquecida no fundo do armário. A primeira, um macacão super elegante, seguido por uma opção mais festiva, com esse longo com detalhes nos ombros e cinto bordado; o último, um vestido de renda de comprimento médio, com uma transparência suave. Todas essas peças estão 50% OFF nas lojas, para quem interessar!
Update: A Simone contou nos comentários que casou em 2000 e na época o cartório proibia as mulheres de casarem de calça (!!!!). Gente, eu desconhecia essa! Vou perguntar e apurar melhor, alguém sabe se essa regra ~besta~ ainda existe? 🙁 Saia curta e shortinho, vá lá…mas calça??
Mais três looks, da esquerda pra direita: Mabel Magalhães, Patachou e Folic. No primeiro, eu achei a sobriedade do vestido ideal para a ocasião! Sem muitas firulas, mas com uma modelagem bonita, feminina. Gosto dos detalhes nas mangas e o cinto com pedrarias arremata com extrema elegância o look. O toque de ousadia fica reservado aos pés: sandália dourada metalizada! Os outros dois são perfeitos para quem já tem esses itens no armário ou quer investir em uma produção que possa usar depois, principalmente no dia a dia. Pantalona é uma calça extremamente elegante para a ocasião e a saia reta em cor clara tem uma padronagem de arabescos discreta que dá aquela graça no visual, um detalhe mesmo!
Ainda nos vestidos, esses dois são da Patachou. Gosto da transparência em tule do detalhe e do tom pêssego beeem suave, acho uma cor bonita, diferente do usual. Apesar do plissado ser meio perigoso, também selecionei essa opção para mostrar que as texturas são uma outra ideia interessante para o dia. Eu só trocaria as sandálias, ou colocaria um scarpin ou uma sapatilha mais phyna.
Ufa! Essas são algumas ideias apenas, Vivi. Desculpe a demora e espero que tenha ajudado a inspirá-la. Acho que não tem como fugir: a noiva que quiser um vestido que seja a sua cara, por um bom preço principalmente, vai precisar gastar sola de sapato e andar, andar, andaaaarrrr! Olhe todas as lojas, das caras às de bairro, experimente, converse sobre possibilidade de ajustes, não leve nada que não tenha amado ou caido quase perfeitamente em você (até porque um ajuste ou outro é normal…). Recebi o email de uma leitora relatando que só foi encontrar o seu em uma loja da sua cidade, um dia antes do casório! Ou seja: tudo dá certo no final. 🙂
Sejam felizes, porque isso é o que importa no final. Um beijão,
Ana
Não poderia deixar de falar que a Camis já tinha feito um post muito bom sobre o assunto, com dicas também de roupas para as madrinhas e as mães, ficou perfeito.
Deixe um comentário