Eu sempre esbarro com dúvidas de quem me acompanha aqui ou das clientas de consultoria (hehe) sobre como coordenar cores. Normamente é assim: você tem aquela blusa bem colorida e chamativa, então usa tudo preto – porque, né, enfiam nas nossas cabeças que preto vai com tudo – e o resto dos complementos bem neutros, apagadinhos. Aí fica aquele ponto colorido flutuando, sem dizer muito sobre a gente, subvalorizando todo o potencial escondido no guarda-roupa.
Seguindo a série de posts em que mostro como mudar o visual básico com apenas alguns detalhes, dessa vez o papo é sobre como podemos começar a ter o raciocínio mais criativo com cores na hora da gente se arrumar, aproveitando o que se tem e aumentando o número de looks com uma única peça, sem parecer que estamos repetindo roupa. 😉
Peguei como exemplo uma saia lápis verde que comprei num brechó itinerante, que normalmente renderia uma combinação só com camisa branca (é ou não é?) e por isso eu quero mostrar além: como podemos fazer render nosso guarda-roupa apenas coordenando melhor as cores que ele têm!
Mas Ana, eu tenho medo de errar nas cores!
Segura na minha mão que as dicas aqui são à prova de erros; aliás, vamos abolir essa coisa de erro e acerto e pensar mais em experimentação, em se permitir? Se não gostar de alguma combinação de cores, parte pra próxima e troca de roupa. Simples, indolor e que tira esse peso de ficarmos presas à pode-não-pode e que limita nossas possibilidades!
Para isso eu vou usar o círculo cromático, esse disco que reúne as principais combinações de cores e que ajuda pra caramba na hora de raciocinarmos como podemos variar o básico de sempre, adicionando cor em pontos estratégicos. Com ele fica moleza pensar em combinações de cores, ó!
Basicamente ele rende coordenações complementares, que são as cores opostas; análogas, que são as cores vizinhas; e tríadicas que formam um triângulo equilátero entre elas. Você pode colar um desses no armário ou usar esses sisteminha online que eu acho mega rápido e prático. 🙂
Look 1
A primeira ideia seguiu a combinação de cores em tríade. Escolhi o verde da saia como ponto de partida e ele apontou pro azul e pro vermelho, mas pra não ficar tão chamativo, coloquei uma camisa jeans básica e com lavagem mais clara, e o ponto de cor mais forte ficou mais distante da saia, em menor proporção, no pescoço.
Camisa jeans Maria Filó – 100,00
Bandana Saara – 3,00
Sandália Inbox Shoes (SP) – 169,00
Saia Bazar O grito (RJ) – 60,00
Bolsa Adô Atelier que custou na época 270,00
Look 2
A segunda é mais extravagante: um bloco de cores, ideia boa para as criativas (talvez renda brincadeiras como “mangueirense”, mas como eu sou mesmo, então nem ligo =P). Mais uma vez eu peguei o verde da saia e ele apontou para esse roxo, numa combinação de cores complementares. Reparem que repeti o ponto verde no detalhe do colar, para que o olhar de quem me percebe veja esse link entre verdes, passeie por igual no look e renda, assim, um visual mais harmônico, interessante e alongado.
O bacana desse tipo de coordenação é que ela impacta com poucos elementos. Não precisa ter mil coisas no armário, as cores por si já constroem uma mensagem de estilo que é bem boa, inclusive nos dias de muito calor em que a gente não consegue jogar camadas 🙂
Blusa Brechó Toco Sol (SP) – 35,00
Saia Bazar O grito (RJ) – 60,00
Colar e pulseira Luzia Dias 111
Scarpin antigo Santa Lolla
Bolsa Adô Atelier que custou na época 270,00
Look 3
Aqui eu fui de análogas, uma coordenação entre cores frias se levarmos em conta a blusa e a saia, massssss eu incluí o vermelho pequenino no meu batom, o que acrescenta mais uma cor, numa coordenação em tríade (vermelho+azul+verde) bem malandra e estratégica! Também podemos considerar que o azul marinho é um tom neutro mais amigável e suave que o preto! Segui também o mesmo raciocínio do look acima: repeti o ponto verde na cabeça e nos pés – sendo que o calçado poderia ser de outra cor, dourado e até bege.
Lenço que veio em revista
Scarpin maria bonita extra no enjoei – 40,00
Blusa Renner – 69,90
Pulseira Luzia Dias 111
Look 4
O último também tem estampa na blusa, com o azul em menor proporção e o vermelho impactando, num contraste alto com o verde. Mais um look que mostra como cor é o elemento que mais chama atenção num look e, por isso, o que mais ajuda a multiplicar as coordenações nosso guarda-roupa.
Blusa de linho com viscose Cantão – 100,00
fotos: Denise Ricardo
Quem aí já não vai sair testando várias roupas paradas lá no guarda-roupa, heim? o/ Lembrando que a saia verde foi só uma sugestão: o mesmo raciocínio serve para aquele vestido azul, a blusa com estampa amarela, o sapato roxo e por aí vai. 🙂
Mais ideias da série, aqui:
+ Um short rende quatro looks bem coloridos
Deixe um comentário