Sabe aquela peça com uma cor bem colorida – sempre uso de exemplo essa saia verde – que você tem e só sabe combiná-la com blusa branca ou preta, sandália nude (cor da pele, na real) e bolsa preta ou marrom – tudo beeeeeeeem apagadinho pra não “brigar” com a cor da saia?
Pois bem. Isso na verdade só deixa a peça de roupa mais chamativa ainda, e pior: descolada do resto do look.
Na verdade não tem nada de errado, só que carregamos conosco essa informação difundida há anos pelo senso comum que preto e branco combinam com tudo (e isso é uma falácia), que quando usamos alguma peça de roupa colorida devemos neutralizar o resto, e o resultado disso é uma saia flutuante, sem ligação alguma com a produção completa.
Quando combinamos a peça colorida em questão com outras cores que coordenam com ela, o olhar avança por igual na produção completa, de cima a baixo, deixando a silhueta mais alongada e harmonizando as cores. Achamos que tudo mais colorido ficaria muito ~cheguei~, só que nosso cérebro capta essa harmonia e tudo fica integrado, fazendo sentido na imagem!
Uma dica simples pra integrar as cores num look e criar coordenações mais harmoniosas, seria repetir a cor em outro ponto da produção. Por exemplo: lenço com detalhe verde na cabeça e/ou um colar! Olha aí o nosso olhar passeando por igual na silhueta 🙂
Lenço que veio em revista
Colar Luiza Dias 111
Saia Bazar O Grito
Blusa Enjoy
Scarpin mega antigo da Santa Lolla
Outra mudança que ajudou nessa tarefa de harmonia visual foi colocar sapatos vermelhos – quem viu esse post em que explico como misturar cores usando essa mesma saia, entendeu que vermelho e verde são cores complementares, logo, funcionam bem juntas!
Verde, laranja e roxo formam um esquema de cores em tríade no círculo cromático, por isso também mandam bem quando usada juntas e deixam o look mais criativo. A ideia dessa segunda produção é mostrar essa ideia de mais cores num único objeto, como a bolsa, que concentra menor quantidade delas na composição e, assim, não fica tão espalhafatoso.
Além disso, a ideia do casaco bege foi mostrar outras ideias de combinações de neutros com os coloridos – viciamos na proposta do preto e branco quando na real eles nem se integram bem com cores fortes, enquanto os neutros rendem muito melhor na composição, como beges, creme, marrons, caramelos, vinho, verdes musgos, azuis marinhos, etc.
Mantô Zara comprado em Praga
Bolsa Catarina Mina
Saia Bazar O Grito
Blusa Enjoy
Scarpin mega antigo da Santa Lolla
Esqueça que preto combina com tudo
Preto é a ausência de cores – lembram das aulas do colégio? Pois não só é verdade, como determinante para argumentar que, por conta disso, preto não funciona muito bem com coloridos!
Por isso misturar cor com preto fica meio forçado, com as cores pouco integradas entre elas. Como ele é uma cor neutra que resulta em contraste alto, outros neutros vão coordenar melhor, como verde musgo, azul marinho, vinho, cinzas, marrons, beges.
Uma alternativa maravilhosa ao preto é o azul marinho, mas pouca gente sabe disso. O marinho não é pesadão e contrastante como o preto, por isso ele atenua o impacto com outras cores e baila o baile muito melhor com elas.
Minha blusa azul marinho ainda tem uma transparência, o que deixa as cores dessa produção mais leve ainda – além de repetir o verde na estampa, criando mais um link!
Camisa de seda antiga da Espaço Fashion
Sandália Vicenza
Pulseira Luiza Dias 111
Por fim, ninguém está proibido de usar a cor que lhe der na telha, mas aqui estamos falando de alternativas, ideias e propostas mais interessantes.
Quer usar blusa preta com a saia verde? Se joga, mas olha como ele pode ficar atenuado quando escolho um fundo preto sob estampa com folhagens….verdes – lembram da dica de repetir a cor da peça em questão para deixar tudo mais integrado? Voilá.
Blusa Cantão
fotos: Denise Ricardo
Gostaram? Querem sugerir alguma cor que vocês tenham dúvida? Podem escrever aí nos comentários!
Esse e outros temas são assunto do meu workshop Conheça suas Cores, que está com inscrições abertas para:
Brasília – turma da tarde – 08/07 -> inscrições aqui
Belo Horizonte – 22/07 -> inscrições aqui
Curitiba – 05/08 -> inscrições começam semana que vem!
Deixe um comentário