Foi em 2012 que eu decidi seguir a carreira de consultora de estilo – impulsionada pela minha paixão pelo blog. Eu era designer gráfico e vislumbrava trabalhar por conta própria, em projetos que eu realmente acreditasse. A partir dessa decisão, meu olhar pro blog mudou: saí do esquema de ser fotografada pelos meus queridos colegas de trabalho para chamar pessoas que queriam trabalhar como fotógrafas, posteriormente, fotógrafas. Depois, sem alternativas, voltei pro esquema fotos tiradas pela mãe, prima, marido.
Também saí do esquema de looks diários para um que comportasse minha nova rotina com o blog e, depois, já trabalhando de casa, o que mudou consideravelmente minha rotina, já que eu não saía todo dia para trabalhar.
Durante anos tirei fotos nessa parede de concreto, que era onde eu trabalhava meio expediente, saía e ainda fazia as fotos com a roupa que eu tinha ido no dia. 🙂
Já em 2012 eu fui aperfeiçoando mais as peças que eu usava, indo pra alfaiataria – mas sem deixar a mistura de cores de lado. Ficava um formal com um pé no divertido. 🙂
Mais um exemplo de formalização dos meus looks, que foram ganhando mais essa cara adulta, sem deixarem de ter um toque descontraído: tricô encerado e calça alfaiataria da Stella McCartney para C&A, que desde 2011 habita meu armário e é usada à exaustão!
Essa calça foi febre na época e uma amiga trouxe de fora pra mim – ela é da H&M. O vestido da mesma estampa se foi, mas ela permanece como acervo, hehe! Eu amo esse look e ele foi bem compartilhado no Pinterest!
Eu estava bem viciadinha em elegantizar meus looks, e nesse os tons neutros deram esse toque. 🙂 Também comecei a ficar aficcionada em montar mais looks com salto alto, reparem.
2013 e eu trabalhava em dois empregos de meio período: saía de um, encontrava a fotógrafa na hora do almoço entre um emprego e outro, e ia trabalhar – ou melhor, postar no blog, hahaha!
Nessa época ainda era a roupa que eu estava no dia, lembro do trampo que era conciliar tanta coisa e pensar no look com um tema pro blog. Muitas vezes estava esgotada, mas o que é alguns anos mais nova, não é mesmo? Algumas fotos me achei até com carinha descansada, hahaha!
Vou dizer pra vocês que meus looks de 2013 estão entre meus preferidos até hoje da história do blog! Acho todos muito coerentes, mesmo que na época eu fosse muito viciada em blazer + camisa, acho todos bem criativos e interessantes!
Esse look com mistura de estampas é um dos meus preferidos! Cheguei de viagem, fui jogando as ideias na cama e veio ele. A camisa e calça não tinham qualidade alguma, mas mandei ver no blazer para garantir isso, hehe!
Bom, esse dia do look de vestido eu realmente estava bem cansada, esse eu lembro! hahaha! Eu adorava esse vestido azul, usava em vários momentos, e essa foi a primeira vez que o vesti pra trabalhar – tanto que descontraí com a camisa jeans fazendo as vezes de jaqueta. 🙂 Montei ele rápido, bem na preguiça de pensar, e adorei.
Ó outro exemplo: mesmo num look com camiseta, mandava a saia de couro para deixá-lo menos esportivo. 🙂 Eu nem lembrava que tinha essa saia, aliás, hahaha!
Esse eu postei só pela carinha de neném, hahaha, nesse dia eu completava 34 anos! 🙂
Outra que postei só pela carinha! 🙂 Eu já estava vislumbrando aí voos maiores. 🙂 Adoro a mistura da textura da renda com a estampa da saia.
Esse da legging de caveiras com o lazer é minha paixão! Não sou de legging, mas eu amo essa produção com força!
Esse é outro super amado! Como eu curto essa irreverência do esportivo com lazer, gente. Sério, é meu uniforme!
Outro rodopiando – só nós sabemos o que era fotografar assim na rua, com um monte de homem chato mexendo. Mas eu mandava todos eles se catarem e não perdia a pose! Esse look eu usei num Fashion Rio, tenho a saia até hoje. 🙂
Outro que muita gente amou na época: camiseta com estampa divertida + saia lápis. Eu abusava muito dessa mistura. 🙂
Esse é genial em muitos níveis, até me arrependi de ter dado tchau pra saia. A mistura de texturas, a cartela de cores, o cabelo. Eu adoro tudo nele, acho que foi um dos meus melhores.
2013 ainda e eu migrei de local: fui fotografar mais pra perto de casa porque tinha saído dos empregos e começava a trabalhar de casa, fazendo freelas de design e alternando com o blog e consultoria de estilo.
Comecei a fotografar meus looks trocando de roupa na rua, já que não eram mais diários. Aí saía de casa com sacolas, uma blusa justinha por baixo e trocava de roupa na rua mesmo, hahahaha!
Eu amo a evolução do estilo dessa época, já falei, né? Olha aí mais uma vez a proposta da saia midi elegante com a camiseta fofa!
Também foi nessa época que descobri meu amor pelas camisas jeans <3
Esse eu lembro que estava sem ideias e, mais uma vez, recorria ao combo camisa + jeans. Amava!
Mas ainda era apegada a algumas blusas difíceis, só que eu acho que me virava melhor nessa época com os looks. Adorei o resultado desse.
Esse jeans com jeans e meu sapato bronze inseparável, que eu usava só pra fotos, é amado demais <3
Nova fase, foi dos meus primeiros looks já como autônoma e essa mistura de cores análogas é incrível!
Ao mesmo tempo que abusava dos looks mais adultinhos mulher de negócios, hahah, também já enveredava pro meu lado mais descolado, menos romântico fofo. Um bom exemplo são os óculos e a estampa dessa blusa + acessórios.
2013 pra 2014 e eu já garimpava com mais afinco peças de marcas bacanudas, de segunda mão, claro, na internet. Essa jaqueta é um exemplo: eu já não me contentava em comprar o baratinho descartável, queria peças mais duráveis – tanto que várias dessa época eu ainda possuo nos meus cabides.
Olha um exemplo forte da minha busca pela elegância nos meus looks, com bermuda alfaiataria de seda – que arrematei por 50 reais num bazar – mais a camisa e o sapato de salto, com acessórios poderosos. Eu trilhava esse estilo mas ainda com a meta de pagar pouco por ele, haha!
Também usando peças super antigas, como a saia e a jaqueta, mas já numa proposta elegante, aliado ao criativo, para não ficar tão séria!
Esse é outro preferido da vida – minha calça de rhyka, arrematada na liqui! Tenho todas as peças ainda e é muito amor mesmo ver como aí já estava latente essas características do meu estilo, de elegantizar sem deixar de ter a carinha esportiva/criativa.
Virou 2014 e foi quando comecei minha profissionalização em consultoria de estilo, ainda insegura em alguns aspectos, mas buscando estudar mais.
Tentava ser mais criativa no vestir, me descolando do elegante, mas não sei se fui muito bem sucedida em algumas situações. Também voltei a gastar mais dinheiro com roupa, achando que precisava ter mais novidades no armário.
Ainda improvisava com o que tinha, mas sinceramente, como no look abaixo, não rolava. A saia e a blusa não tinham nada a ver comigo.
Usando o vestido que era da minha mãe, do Cantão, de 1977! Esse vestido eu preservo desde os 10 anos de idade e é joia rara no meu guarda roupa. 🙂
Já esse look eu chego mais perto do que eu gostava no meu estilo, com formas mais geométricas e abstratas. Gastei uma graninha nele, todo da Zara, mas foi importante para eu entender que não adiantava improvisar com tudo: seria muito melhor ter peças que tivessem mais a ver com meu estilo.
Já em 2014 pra 2015, interiorizei esse ensinamento com força: ia em bazares de estilistas com um olhar mais apurado, para investir mais em peças bem cortadas. Exemplo bom é esse macacão da Andrea Marques, que arrematei por preço de fast fashion e é dos itens mais maravilhosos que eu tenho!
Nesses anos eu alternava entre tirar fotos com fotógrafa – me deslocava pra Barra da Tijuca com sacolas pesadas e fotografávamos tudo perto da casa dela – entre ir pra casa da minha prima, que não sacava nada de foto, hahaha, e registrar tudo de lá. Perrengue manter esse blog tanto tempo, viu, mas que perrengue lindo!
Outro look icônico, campeão do Pinterest, amado e mais lindo. Sério, tenho muito orgulho desse look, acho ele dos mais lindos desse blog!
Amo as cores e a mistura da jaqueta de couro com o colar sofisticado. Adoro a atitude dele também!
Esse é clássico, atemporal – olha como eu deveria só me vestir assim, hahaha!
Esse foi um registro de uma época triste: meu pai estava internado, partindo, e eu não deixei a peteca cair no blog. Mantive o sorriso até onde eu pude. <3 Eu estava muito triste nesse dia, mas o look é um dos mais queridos por mim.
Esse foi tirado na rua, sozinha, com tripé – minha paixão declarada pelo estilo navy!
Outro look que é dos mais lindos desse blog – e que a história por trás dos cliques é boa: eu montei esse look e fiquei doida pra postá-lo no blog, mas não tinha quem fizesse o registro na época. Fiquei com tanto fogo, que desci e fui catando qualquer transeunte que pudesse me ajudar. Até que parei na saída de uma escola, tinha um grupo de adolescentes, e pedi pra uma menina. Ela quem fez as fotos, com a minha câmera…e não é que ficaram boas? Hahahaa! 😂
Tenho todas essas peças até hoje, menos a bolsa 🤗
Outro preferidão – eu ainda associava elegância a salto alto, gente. Por isso a overdose de sapato bronze. Ok, também porque ele ia com tudo e deixava os looks básicos mais interessantes. 🙂
Outro tirado no improviso, mas que é referência até hoje quando falo de truques de estilo. 🙂
Já em 2015, o estilo permaneceu entre o básico, clássico e elegante. Ainda usava muitas cores e estampas, mas, aos poucos, ensaiava e chegava mais perto do que eu sou hoje. 🙂
A calça de rhyka reinava absoluta! hahaha!
Tentava ir pro moderninho, comecei a catar mais acessórios atuais, peças de marcas cariocas.
Esse da pantalona é também dos meus preferidos! Amo a paleta de cores, o sorriso, a proposta mais contemporânea e madura do estilo, sem necessariamente estar de camisa e alfaiataria. 🙂
Esse já é da época que eu clicava os looks nos finais de semana, pertinho de casa também! Improvisávamos muito.
E o look que foi uma releitura de um desafio de uma moça que criou um uniforme de camisa branca e calça preta pra usar todos os dias! Eu AMO loucamente esse look por representar a Ana que eu seria em 2018! Estruturado, a forma pela forma, mais minimalista. Tenho todas as peças, preciso usar mais essa composição. Nessa época eu fotografava com minha Mãe, que não manja nada de foto, hahaha, perto da casa dos meus pais.
UFA! Quanta história, meu povo!
E isso não foi nem 1/5 dos looks que passaram por aqui, mas tentei, ao máximo, sintetizar a história, relembrar os causos, os perrengues e o tanto que já me dediquei a manter um conteúdo com excelência, informativo e transformador pra vocês. E isso foi pra mim, também. A minha capacidade de seguir adiante é algo que preciso valorizar mais, e o estou fazendo.
Não sou de olhar fotos antigas, detesto, aliás. Mas foi importante relembrar tudo que passei para chegar até aqui. Para saborear mais minhas conquistas, valorizar mais a minha estrada. É importante olhar com afeto para o que vivemos, o que aprendemos, para seguir adiante e saber muito bem de onde viemos.
E isso é lindo. <3 Nós todos crescemos e evoluímos juntos na história desse blog. Eu amadureci no estilo, nas ideias e como mulher. Agradeço muito a toda essa troca que tivemos aqui. 🙂
Obrigada!
>>> Veja mais comentários e looks no post em que analiso meus looks antigos
Deixe um comentário